O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) está a promover os prémios ‘Boas Práticas Associativismo Jovem0, uma iniciativa que visa motivar e difundir a actividade cívica e de cidadania entre os jovens envolvidos em projectos associativos.
Esta acção pretende reconhecer o trabalho das associações juvenis e estudantis que, através dos seus programas, têm um impacto significativo nas suas comunidades.
Estes concursos têm como objectivo apoiar a definição de políticas públicas para a juventude, promovendo medidas que incentivem a participação cívica dos jovens em várias áreas, como a social, económica, cultural e educativa. Além disso, o IPDJ procura apoiar o associativismo jovem, mantendo actualizado o Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ), que reúne as associações activas no país.
O IPDJ pretende seleccionar, em cada região, uma associação que se tenha destacado mais, no ano transacto, em campos distintos, como por exemplo, a sua qualidade e inovação. Os prémios são divididos em duas tipologias: Prémio ‘Boas Práticas/Associativismo Juvenil’, destinado a associações juvenis; e Prémio ‘Boas Práticas/Associativismo Estudantil’, dirigido a associações de estudantes do ensino superior.
Em cada concurso, uma associação por região irá receber um prémio monetário de 1500 euros. Além disso, podem ainda ser concedidas até cinco menções de 350 euros.
Podem-se inscrever as associações juvenis e estudantis e as respectivas federações efectivas no Registo Nacional do Associativismo Jovem até 4 de Novembro. A candidatura é feita através de um formulário digital disponível AQUI.