António Santos Pereira é o vencedor do prémio de história Alberto Sampaio 2024, estando a cerimónia de entrega do galardão marcada para o próximo dia 01 de dezembro, dia de nascimento do homenageado.
De acordo com a rotatividade prevista no regulamento, a cerimónia terá este ano lugar em Vila Nova de Famalicão, com programa a anunciar oportunamente. O trabalho vencedor será publicado, também conforme prevê o regulamento, na Revista de Guimarães.
“Os instituidores do Prémio Alberto Sampaio congratulam-se, portanto, com o êxito alcançado pela edição deste ano, que constituiu um contributo importante para o avanço do conhecimento histórico, agradecem a valiosa e atenta colaboração da Academia de Ciências de Lisboa e felicitam todos os concorrentes e, de um modo especial, o vencedor de 2024, António Santos Pereira”, refere a organização.
O Prémio de História Alberto Sampaio, inicialmente instituído em 1995 pelos municípios de Guimarães e Vila Nova de Famalicão e pela Sociedade Martins Sarmento, renovado em 2016 e contando a partir de então também com o município de Braga entre os instituidores, “destina-se a homenagear e a manter viva a pessoa e obra de Alberto Sampaio, promovendo o desenvolvimento dos estudos científicos e investigação nas áreas ligadas ao seu legado, em especial, nas disciplinas da História Social e Económica”.