Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Póvoa de Lanhoso assinala Dia Municipal para a Igualdade com reflexão sobre violência de género

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso associou-a às comemorações do Dia Municipal para a Igualdade que se assinala esta quinta-feira, a 24 de Outubro, com um conjunto de iniciativas a decorrer até ao fim do mês.

Esta sexta-feira, o SIGO promove uma reunião com as entidades parceiras, cujo tema é ‘A importância da intervenção em rede na prevenção e combate à violência doméstica e de género’.

Nesta reunião, que está agendada para as 10h00, no Salão Nobre dos Paços de Concelho, e conta com a participação de representantes das 15 entidades parceiras do SIGO, nomeadamente o DIAP, a GNR, a SS, a ARS Norte, através do Centro de Saúde local; IPSS´s concelhias, a Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra, o ISAVE e os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso.

‘A Magia da Igualdade’, ‘Bicas e o Azul’, ‘As Cores da Cidade Cinzenta’ são acções que têm por base a leitura e reflexão sobre as histórias, encenação e realização de trabalhos desenvolvidas no âmbito do projecto ‘Igualdade, Cidadania e Direitos Humanos’.

Estas actividades têm lugar no Jardim de Infância S. Gonçalo da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso com as crianças que integram o projecto.

O ‘Passeio das Acessibilidades’ é um passeio cujo trajecto se pretende que seja o que quotidianamente qualquer pessoa percorre, sendo o objectivo identificar e reconhecer a existência de algumas barreiras que possam limitar o acesso a locais indispensáveis à vida de todos/as.

“No entanto, esta é uma oportunidade para se perceber que já algumas coisas foram feitas para diminuir constrangimentos; apesar do caminho ser longo, já começou a ser percorrido com a correcção de situações devidamente identificadas”, ressalva a autarquia.

Entretanto, a ‘A importância da interseccionalidade na promoção da igualdade’ foi o tema da reunião da Equipa para a Igualdade na Vida Local, que se realizou esta quarta-feira. Esta equipa é composta por representantes das diferentes áreas da Autarquia e de entidades externas, nomeadamente da área social (deficiência) e empresarial. Integra ainda esta equipa, uma especialista na área igualdade que é docente da Universidade do Minho.

A interseccionalidade é um tema que está cada vez mais na ordem do dia pois, infelizmente, as várias formas de discriminação (opressão, dominação, injustiça) decorrentes da não aceitação da existência de outros/diferentes géneros, são cada vez mais recorrentes e até mesmo violentas.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS