O novo edifício da “Irmandade de São Torcato”, Guimarães, foi inaugurado este domingo. Instalado no parque de S. Torcato. Vem reforçar a prestação de serviços na área social.
O novo edifício conta agora com espaço multiusos e de convívio que permitirá aos utentes uma melhor interação com todos.
O primeiro momento da inauguração foi protagonizado por Dom José Cordeiro, arcebispo de Braga, e Domingos Bragança, presidente da câmara local, que descerraram a placa comemorativa da inauguração, a que se seguiu o descerramento da placa “Sala Armindo Carvalho” – um empreendedor torcatense que dedicou a sua vida em prol da comunidade e desempenhou funções na mesa da Irmandade de São Torcato.
Dom José Cordeiro, Arcebispo de Braga, felicitou a Irmandade de São Torcato pelo contributo para o bem comum e manifestou alegria e gratidão.
Num dia que foi também passagem de testemunho na Mesa da Irmandade, Dom José Cordeiro quis assinalar a forma serena como isso foi alcançado, o que, numa Irmandade, considera de assinalar.
Nas intervenções anteriores, João Ferreira, diretor da Segurança Social de Braga, referiu ser um prazer estar a inaugurar um espaço que servirá de apoio co Centro de Dia e enalteceu a perseverança de Paulo Novais, juiz da Irmandade cessante, que disse estar perante «um momento muito forte», no seu último dia de juiz.
«Este é o resultado de uma ambição muito longa. Armindo Carvalho desafiou-nos para este projeto. Era um homem grande e que exigia de nós o melhor», terminou, sem deixar de enaltecer o papel importante na concretização do objetivo que teve Manuel Carvalho, vice juiz da Mesa da Irmandade.
No final das intervenções, Dom José Cordeiro procedeu à bênção do edifício “Irmandade de São Torcato”.
Mais tarde, no final da Missa Solene em Honra de São Torcato, que teve lugar na Basílica, realizou-se a entrega diplomas de Irmão Honorário e Benfeitor e a tomada posse da nova Mesa Administrativa, liderada agora por Ricardo Freitas.
Domingos Bragança, presidente da Câmara, foi agraciado com o título de Irmão Honorário, em representação do Município de Guimarães.