Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
TECNOLOGIA (Região)

TECNOLOGIA (Região) -
Politécnico junta especialista em workshop centrado na transição digital no têxtil

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) promove, na próxima quarta-feira, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, o 1.º workshop ‘TEXP@CT PPS#8 – Hands ON FIWARE’, um evento inserido na Agenda Mobilizadora TexP@ct.

O Politécnico participa nesta Agenda em várias actividades e assume a liderança do PPS#8 – ‘Digital Twins Platform for Textile Manufacturing’, uma das 26 soluções digitais deste projecto inovador para o sector têxtil, que conta com coordenação científica do Citeve.

“Esta iniciativa representa uma oportunidade para empresas e profissionais do sector têxtil explorarem a transformação digital através dos Gémeos Digitais e do ecossistema FIWARE, uma plataforma aberta que facilita a integração de dados e tecnologias emergentes”, diz, Sérgio Ivan Lopes, coordenador do PPS 8 e docente do Politécnico.

O workshop conta com a presença de investigadores e especialistas de renome, como é o caso de Francisco Melendez, engenheiro e investigador da FIWARE Foundation, que apresenta a sessão ‘FIWARE-based Digital Twins for Smart Manufacturing’.

A programação técnica inclui também uma intervenção de Leopoldo Silva, do CCG/ZGDV – instituto de investigação aplicada e inovação tecnológica –, com a sessão ‘Designing Smart Data Models for FIWARE Orion LD’, focada no desenvolvimento de modelos de dados inteligentes.

SESSÃO PRÁTICA

Com início às 10h00, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), em Viana, o workshop explora as vantagens do ecossistema FIWARE para o desenvolvimento de Gémeos Digitais na indústria têxtil e do vestuário.

Estas aplicações pretendem explorar “as potencialidades do ecossistema FIWARE para o desenvolvimento de Gémeos Digitais para a indústria têxtil e do vestuário. Os Gémeos Digitais são aplicações que permitem replicar o mundo físico em modelos digitais, alimentados com dados reais dos processos de manufactura, com o propósito de aumentar a eficiência e capacidade de tomada de decisão das empresas”, explica Sérgio Ivan Lopes.

À tarde, os participantes podem integrar uma sessão prática dedicada à partilha de experiências obtidas nos pilotos em desenvolvimento na Agenda TexP@ct.

O TEXP@CT – Pacto de Inovação para a Transição Digital do Sector Têxtil e do Vestuário (STV) tem como objectivo principal responder ao desafio da transição digital de um sector tão relevante para Portugal e para a Europa como é este.

[email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS