Meia centena de alunos do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro assinalaram a semana da Floresta Autóctone com a plantação de árvores na Mata Nacional do Gerês, esta segunda-feira, numa iniciativa conjunta com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
O projeto “Semear, Tratar e Plantar” teve início há um ano numa parceria entre a Direção Regional de Conservação da Natureza e das Florestas do Norte e cinco agrupamentos de escolas inseridos nas áreas protegidas do Norte: Parque Nacional da Peneda-Gerês, Parque Natural de Montesinho, Parque Natural do Douro Internacional, Parque Natural do Alvão e Parque Natural do Litoral Norte.
Durante um ano, os alunos semearam plantas autóctones e acompanharam o seu crescimento e vão agora tratar das respetivas plantações.
O projeto de educação e sensibilização ambiental está inserido no Dia Nacional da Floresta Autóctone, que se assinalou sábado, dia 23 de novembro.
A plantação contou com a participação da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro e da Escola Básica de Rio Caldo, do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro e envolveu 56 alunos do 7.º e 8.º anos, acompanhados por professores e técnicos do ICNF.
«O objetivo é sensibilizar a comunidade escolar para a conservação da natureza e da floresta autóctone face às alterações climáticas e às consequências dos incêndios florestais», destaca o ICNF, em comunicado.
Além do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro, esta iniciativa envolveu os agrupamentos de escolas de Mogadouro, D. Afonso III, Diogo Cão Vila Real e da Apúlia.
O projeto terá continuidade em 2025 e contará com oito agrupamentos envolvidos e cerca de 200 alunos das cinco áreas protegidas do Norte.