Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo vão ser Região Europeia da Gastronomia e Vinho durante o próximo ano. Trata-se de umadistinção atribuída pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), em resultado de uma candidatura conjunta daqueles quatro municípios.
«Este título distingue a excelência da produção de vinhos verdes, centrada na casta loureiro», explica o Município de Arcos de Valdevez.
«O projeto Vale do Lima Região da Gastronomia e Vinho visa impulsionar a produção de vinhos verdes, o turismo enogastronómico da região, promovendo o seu rico património cultural e a identidade gastronómica local», prossegue.
«Pretende também estimular a economia circular, envolver as comunidades e atores locais, incentivar a transferência de conhecimentos entre os diferentes agentes do setor, além de vários profissionais da agroalimentação e da restauração», assume.
A iniciativa pretende ainda contribuir para o reconhecimento da gastronomia como um fator diferenciador, capaz de agregar valor e dinamizar a economia local.
Os quatro municípios são unidos pelo rio Lima, gastronomia, festividades, paisagem, património e Loureiro.
O Vale do Lima é amplamente reconhecido como um destino turístico de excelência.
No que aos vinhos diz respeito, destaca-se a marca “Loureiro do Vale do Lima”, criada com o objetivo de valorizar e promover o Vinho Verde de excelência.
A gastronomia local também tem sido reconhecida como um património cultural e de identidade regional, sendo que, aliada à promoção dos produtos endógenos, contribui de forma significativa para o fortalecimento e desenvolvimento sustentável da região.