A Cáritas Arquidiocesana de Braga tem em curso a campanha “Torne o seu Natal, o Natal de outra família”, uma iniciativa que propõe, nesta época natalícia, o apadrinhamento de famílias em vulnerabilidade social, sinalizadas pela instituição.
“O aumento do custo de vida, situações de violência doméstica, desemprego e a precariedade laboral têm colocado muitas famílias em situações críticas, impedindo-as de aceder a bens de primeira necessidade, como alimentos e vestuário, e de suportar despesas básicas de habitação. Esta realidade reflete-se nos inúmeros pedidos de apoio que chegam diariamente à Cáritas Braga”, contextualiza a instituição.
Por isso, a campanha “Torne o seu Natal, o Natal de outra família” convida a comunidade a apoiar as famílias referenciadas com bens alimentares, brinquedos e outras necessidades identificadas, promovendo um gesto concreto de partilha e solidariedade. A Cáritas faz a mediação entre as famílias apadrinhadas e os doadores.
“O Natal é um momento de união e partilha e a campanha Torne o seu Natal, o Natal de outra família é um apelo à responsabilidade social de cada um de nós. Neste tempo de grandes desafios, queremos ser uma ponte entre quem pode ajudar e quem mais precisa, garantindo que nenhuma família fica esquecida neste Natal”, refere o presidente da Cáritas de Braga, João Nogueira.
No último ano, segundo a instituição, “a campanha de apadrinhamentos permitiu que 11 famílias tivessem um Natal mais feliz”.
VENDA DE VELAS
A Cáritas de Braga recorda que, no terreno, continua ativa a campanha “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”, cujas verbas angariadas contribuem para a construção de um novo centro de acolhimento de emergência para vítimas de violência doméstica, reforçando a resposta da instituição.
Sob o mote “Neste Natal Podes Ser a Estrela de Alguém”, as velas são vendidas ao custo simbólico de dois euros e apoiam duas causas, uma de carácter internacional e uma de carácter local.
Assim, 35% das verbas serão destinadas ao Fundo Laudato Si, que apoia microprojetos de ecologia integral nos países lusófonos. Os restantes 65%, em Braga, serão, então, destinados para a construção de um novo Centro de Acolhimento de Emergência para vítimas de violência doméstica, substituindo o espaço atual.
Em 2023, foram distribuídas aproximadamente 28 mil velas tendo sido possível angariar 27.490,38 euros. Nesta edição, o objetivo é vender, pelo menos, 30 mil velas. Os locais de venda estão disponíveis no website da Cáritas de Braga (AQUI).