A Universidade do Minho (UMinho) é a melhor instituição portuguesa e a 130ª no mundo no “UI GreenMetric World University Rankings 2024”, que avaliou a sustentabilidade ambiental de 1477 universidades de todo o mundo e foi agora publicado.
A UMinho é líder nacional desde 2017, quando se estreou nesta lista, e sobressai este ano na utilização de águas, tratamento de resíduos, educação e investigação. O pódio deste ranking inclui as universidades de Wageningen (Países Baixos), Nottingham Trent (Reino Unido) e Groningen (Países Baixos).
“Os resultados demonstram que a sustentabilidade ambiental é uma marca identitária da UMinho, faz parte de um compomisso estratégico de liderança nesta área para construir uma comunidade mais saudável, vibrante e participativa, com vista a um futuro melhor. Revelam também o esforço da instituição em prol do desenvolvimento sustentável através do ensino, investigação e transferência de conhecimento, bem como nas suas práticas internas, políticas e procedimentos”, refere a UMinho numa nota divulgada esta sexta-feira.
O reitor, Rui Vieira de Castro refere que as instituições de ensino superior têm “uma responsabilidade adicional” na sustentabilidade, considerada a principal solução para os desafios globais segundo entidades como as Nações Unidas, o Fórum Económico Mundial e o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável.
“A UMinho prossegue empenhada na sua estratégia de desenvolvimento sustentado pondo ênfase na articulação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU”, conclui a academia minhota.