A Direção-Geral do Consumidor (DGC) desenvolveu uma campanha de informação e sensibilização dedicada aos mais idosos, para «proteger e capacitar estes consumidores», avança o organismo.
«A população idosa, devido a limitações físicas e cognitivas, dificuldade no acesso à informação e isolamento social, é considerada parte do grupo dos consumidores potencialmente vulneráveis», explica.
Para fazer face ao facto, a DGC organizou a campanha que inclui, além de materiais digitais, a distribuição de calendários de parede com sugestões práticas para exercerem os seus direitos com segurança. São eles:
- Desconfiar de ofertas que parecem demasiado boas para ser verdade;
- Não assinar contratos sem compreender o que está escrito;
- Nas vendas por telefone o contrato pode ser cancelado no prazo de 14 dias;
- Nas vendas porta-a-porta o prazo de cancelamento do contrato prolonga-se até 30 dias;
- Guardar os talões das compras;
- Recorrer a um centro de arbitragem em caso de conflito de consumo.
A DGC vai organizar, ainda, sessões informativas sobre direitos dos consumidores durante os primeiros meses do ano.
Estas sessões ocorrerão na sede da DGC, em data ainda a definir, e deverão ser estendidas a autarquias que disponham de Centros de Informação Autárquicos ao Consumidor (CIAC).
A DGC «reafirma o seu compromisso em garantir que todos os consumidores, especialmente os mais vulneráveis, tenham acesso à informação necessária para tomar decisões informadas e seguras, pelo que nesta campanha é dada prioridade à proteção e capacitação desta faixa etária», termina.