O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, disse este sábado, em Braga, que o distrito bracarense “tem um potencial brutal por aproveitar” e apontou à conquista de mais municípios nas próximas eleições autárquicas.
“O PS é a maior força política autárquica do país e não é por acaso. Só se ganham eleições quando se faz um bom trabalho e se nós somos a maior força política autárquica é porque provavelmente fazemos um melhor trabalho nas autarquias que os nossos adversários e Braga é um distrito muito importante para nós. Nós governamos algumas câmaras e governamos bem, queremos ganhar muitas mais, desde logo a capital de distrito”, afirmou, em declarações aos jornalistas, à entrada para a sessão de apresentação dos candidatos socialistas.
Mais tarde, já na sala do Forum Braga que acolheu a iniciativa partidária, Pedro Nuno Santos frisou a ideia de as várias Câmaras Municipais do distrito trabalharem de forma articulada para aproveitar o “potencial” existente. “Nós não alimentamos divisões ou egoísmos entre municípios, o que queremos é unir estas energias que aqui estão e falarmos em Lisboa, porque o país tem a ganhar se souber aproveitar e apoiar este distrito”, afirmou.
Nesse contexto, segundo Pedro Nuno Santos, “obviamente que a capital de distrito tem um papel determinante em saber aglutinar, agregar, liderar”. “Não é substituir-se, porque nenhum outro presidente da Câmara vai permiti-lo”, vincou, acrescentando que “se os municípios conseguirem trabalhar em conjunto vão conseguir reivindicar aquilo a que têm direito”.
O líder socialista enfatizou a área da mobilidade e dos transportes, onde as mudanças “não se fazem município contra município”. “Fazem-se com os municípios juntos, o quadrilátero [Braga, Famalicão, Guimarães e Barcelos] e os outros”, assegurou.
Em Amares, conforme “O Amarense” já noticiou, a escolha do PS é o atual vereador Pedro Costa, que já liderou a candidatura socialista em 2017 e que nas últimas eleições, realizadas em setembro de 2021, foi o número dois da lista.
António Braga (Braga), Armandina Saleiro (Barcelos), Francisco Alves (Cabeceiras de Basto), Eugénio Carvalho (Celorico de Basto), Pedro Leite (Esposende), Antero Barbosa (Fafe), Eduardo Oliveira (Famalicão), Ricardo Costa (Guimarães), Frederico Castro (Póvoa de Lanhoso), Filipe Oliveira (Vieira do Minho), Filipe Silva (Vila Verde) e Victor Hugo Salgado (Vizela) são os outros candidatos já aprovados pelo PS e apresentados publicamente este sábado.
Até ao momento, o PS não anunciou ainda se terá candidato em Terras de Bouro.