O Consórcio Minho In, que integra as Comunidades Intermunicipais (CIM) do Ave, Cávado e Alto Minho participa, entre os dias 12 e 16 de Março, na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, onde apresenta o projecto ‘Amar o Minho’, anunciou esta sexta-feira a CIM Cávado.
A presença do Minho In na FIL, em Lisboa, acontece depois de ter participado na Feira Internacional de Turismo (FITUR), que terminou no passado domingo em Madrid, Espanha.
Em comunicado, a CIM Cávado afirma que no certame na capital espanhola, o Minho In participou, pela primeira vez, com uma “estratégia própria, coesa e integrada”, da qual a CIM Cávado fez parte, sob a alçada do ‘Visit Portugal’ e com a divulgação do projecto ‘Amar o Minho’.
“Foi assim possível promover a excelência dos territórios e do turismo desta região, bem como destacar as singularidades da mesma, contribuindo para a projecção internacional do Minho, nomeadamente da sub-região do Cávado, território que simboliza cultura, tradições, gastronomia, costumes, religião, turismo termal e de bem–estar, com elevado significado simbólico, histórico e cultural”, refere a CIM Cávado.
REFORÇAR CONTACTOS
Nesta edição da FITUR, o Consórcio Minho IN apresentou o ‘Guia de Experiências do Minho | Minho Acima de Tudo’, desenvolvido pelas três CIM “em plena articulação com os seus 24 municípios, e entre diferentes materiais de promoção, mais de 7000 foram distribuídos pelos diferentes públicos que visitaram o stand ‘Amar o Minho’”.
A CIM Cávado adianta que, entre a realização de 12 reuniões estratégicas com agências de viagens, revistas de turismo, operadores turísticos e empresas de tecnologia que operam no sector, “foi possível reforçar contactos e potenciar a abertura para novas colaborações e parcerias no futuro”.
Dos vários países que visitaram o stand, destacam-se os públicos do mercado ibérico e americano, com especial interesse na região.
A 45ª edição da FITUR superou todas as expectativas com um recorde de 255 mil participantes, num aumento significativo no número de visitantes e profissionais, sendo que nos primeiros três dias, dedicados aos profissionais do turismo, estiveram presentes 15 .000 visitantes.
A edição contou com 9500 empresas distribuídas por 844 stands de 156 países.