António Guimarães Rodrigues, ex-reitor da Universidade do Minho (UMinho) é homenageado no próximo dia 19 no lançamento do livro ‘Guimarães Rodrigues: uma universidade sem muros’. A sessão realiza-se, a partir das 17h30, no Salão Nobre da Reitoria da UMinho, no Largo do Paço, em Braga.
A obra resulta de uma iniciativa coordenada pelo professor da Escola de Engenharia da UMinho, Paulo Sampaio, e tem o cunho da UMinho Editora.
Acílio Estanqueiro Rocha faz a apresentação do livro numa sessão que conta com intervenções do reitor da UMinho, do coordenador da obra e de Manuela Martins, directora da UMinho Editora.
Esta obra inclui um texto da família, um contributo do actual reitor da UMinho e conta ainda com um prefácio assinado por Sampaio da Nóvoa.
“Não se trata de um tributo melancólico à partida do professor, do Reitor, do Chefe ou do Amigo, mas antes de uma celebração da sua vida, da sua entrega e da dedicação com que nos presenteou”, dá conta o coordenador do livro, Paulo Sampaio, que recorda o “o privilégio de ser moldado por um espírito nobre, que a todos nos ensinou o verdadeiro significado de servir uma causa.”
A publicação destaca os contributos de António Guimarães Rodrigues para a UMinho, onde foi pró-reitor (2001) e reitor (2002 a 2009), assim como para a Escola de Engenharia, da qual foi presidente de 1997 a 2000, e surge como um tributo ao seu percurso notável, prestando homenagem a uma figura central na história recente da universidade e sublinhando o impacto duradouro do seu trabalho. Com uma visão estratégica e uma liderança inspiradora, António Guimarães Rodrigues desempenhou um papel determinante no reforço da qualidade do ensino e investigação, além de ter promovido uma forte ligação entre a academia e a sociedade.
A sessão é aberta ao público.