A freguesia de Tadim, em Braga, conta agora com um novo espaço verde por mão da iniciativa TUBaFlorestar. Este é um projeto de responsabilidade social dos Transportes Urbanos de Braga (TUB).
A ação decorreu na manhã deste sábado e contou com a participação da Junta de Freguesia de Tadim e de mais de 20 funcionários dos TUB, que se juntaram para a plantação de diversas árvores e plantas autóctones.
O projeto “TUBaFlorestar” está enquadrado no Eixo 4 – Pessoas, Qualidade de Vida e Planeta, do Plano Estratégico e Sustentabilidade 2030 (PES 2030), designadamente no Objetivo Estratégico 1 – Desenvolvimento sustentável e inclusivo das comunidades e proteção da biodiversidade.
Alinhado com os objetivos incluídos no PES 2030 e reforçando o compromisso de reduzir as emissões de CO₂ em pelo menos 60% até 2030, este projeto pretende compensar o impacto ambiental das atividades dos TUB, promovendo a valorização do património natural e a requalificação dos territórios percorridos pelos TUB.
Esta iniciativa contará trabalhadores dos TUB, residente ou natural da freguesia beneficiada, assumindo a responsabilidade de Embaixador do projeto, para garantir o cuidado e monitorização das áreas intervencionadas.
A iniciativa piloto nasceu hoje na Freguesia de Tadim. A embaixadora desta iniciativa, Isabel Antunes, Jurista nos TUB, apontou, no momento, que «é uma oportunidade para simultaneamente criar e fortalecer as relações entre as nossas pessoas dos TUB, associando uma ação de voluntariado com uma dimensão ambiental, mas também social».
«Ao trazermos mais biodiversidade a espaços abandonados e desaproveitados, estamos também a trazer mais qualidade de vida para as pessoas desta comunidade. Estamos a contribuir para a recuperação de um espaço outrora abandonado, devolvendo-a à fruição da comunidade local e onde seguramente proporcionará momentos de convívio e lazer», referiu, por sua vez, Sandra Cerqueira, Administradora dos TUB.
O “mini bosque” está localizado numa das principais entradas da freguesia e visa não só contribuir para a sustentabilidade ambiental, mas também criar um espaço de lazer e convívio para a comunidade.
Além das plantas fornecidas pelos TUB, o local foi dotado com mesas, bancos e um baloiço panorâmico, tornando-se um ponto de encontro para moradores e visitantes.
O projeto TUBaFlorestar vai passar por outras freguesias do concelho.