Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Vira Fest regressa esta quarta-feira a Paredes de Coura

O Vira Fest está de regresso ao Centro Cultural de Paredes de Coura, dando a conhecer escolas e projectos de educação musical de Portugal e Galiza. O programa que inclui apresentações sobre inovação e boas práticas no
ensino da música, showcases e concertos a não perder.

Esta quarta-feira, , entre as 17h30 e as 19h00, arranca uma extensão antecipada do programa em formato online, numa iniciativa que tem no próximo fim-de-semana o grosso do programa com projectos inovadores, como o RadioATIVIDADE, um projecto de criação e experimentação artística da associação Terceira Pessoa que envolve a população reclusa do Estabelecimento Prisional da Guarda, e o Notas de Contacto, um ensemble inclusivo de pessoas com deficiência cognitiva e intelectual, desenvolvido pela Orquestra de Câmara Portuguesa em parceria com a CERCIOEIRAS.

CONVIDADOS

Assim, no segmento das apresentações de projectos, as escolas e organizações convidadas são a Orquestra Geração (Lisboa), projecto inovador em Portugal e na Europa, com foco no desenvolvimento social através da música e inspirado no Sistema de Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela; a Orquestra Parkinsound (Braga), que transforma pessoas com Parkinson em músicos, lançando novas esperanças sobre o tratamento da doença; o Programa Educativo da Orquestra Jazz Matosinhos, a ARTEAM – Escola Profissional Artística do Alto Minho e Academia de Música de Viana do Castelo.

O programa conta ainda com showcases e concertos de grupos como os Cluster (OJM); Coro dos Pais (AMV); bandas jovens da Estudo Bonobo (Galiza); os Eco, banda composta por alguns alunos da Escola do Rock; Classe de Percussão do Conservatório de Música do Porto e GeraJazz (Orquestra Geração).

ESCOLA DO ROCK

O concerto final fica a cargo da Escola do Rock Paredes de Coura, iniciativa promovida por este município desde 2014, e que serviu como inspiração para a criação deste festival e assume o papel de escola anfitriã,
a Escola do Rock Vira Festival.

A entrada é livre para todas as actividades, sujeita à lotação dos espaços, numa iniciativa que promove o convívio, partilha de aprendizagens e troca de ideias, especialmente interessante para a comunidade educativa, artística e cultural, mas também para qualquer pessoa que queira conhecer de perto projectos musicais e educativos únicos.

O Vira Fest é uma iniciativa organizada pelo município de Paredes de Coura em parceria com a Associação Cultural Rock’n’Cave, trazendo no programa do fim de semana as habituais apresentações de projecto, showcases e concertos no Centro Cultural de Paredes de Coura.

programa já está disponível.

[email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS