A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos lançou esta quarta-feira um concurso público para obras de dragagem e bombagem em Vila Praia de Âncora, Castelo do Neiva, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Angeiras e Esposende.
O anúncio publicado no Jornal Oficial da União Europeia divide o concurso em dois lotes, sendo que um deles abrange os portos de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, e Castelo do Neiva, em Viana do Castelo, e da Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Angeiras, no distrito do Porto, para resolver o problema do assoreamento das infraestruturas.
O outro lote do concurso diz respeito ao porto de Esposende.
A publicação não indica o valor dos procedimentos, estipulando até 30 de abril o prazo para a apresentação de propostas.
O presidente da Câmara de Caminha, o socialista Rui Lajes já reagiu. nas redes sociais, a este anuncio: “A pressão exercida surtiu os devidos efeitos. Agora, torna-se necessário agilizar todos os procedimentos, encurtar os prazos possíveis, e esperar que hajam concorrentes para executar esta dragagem tão necessária.”
Em janeiro, fonte do Ministério da Agricultura e Pescas disse à Lusa pretender que a dragagem dos portos de pescas do Norte do país arrancasse em abril.
Legenda: Barra e restinga de Esposende/Foto CME