No âmbito do Programa Vieira a Crescer CLDS 5G, mais concretamente no Eixo 3 – Promoção da autonomia, envelhecimento ativo e longevidade, integrado na Atividade 2 – Potencialização do desenvolvimento de competências e educação para a cidadania, o Município de Vieira do Minho dinamizou uma visita ao Ecoparque da Braval – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos.
A iniciativa contou com a participação de um grupo de seniores, com o objetivo de promover a Educação Ambiental e Ecológica, «sensibilizando para a importância da separação correta dos resíduos e para os impactos positivos que essa prática tem no ambiente e na qualidade de vida de todos», explica a autarquia.
Durante a visita, os participantes conheceram o processo de triagem e tratamento de resíduos, percebendo o caminho que o lixo percorre desde o momento em que é separado até à sua valorização.
«A ação revelou-se uma experiência enriquecedora, reforçando o compromisso do projeto com a valorização da população sénior, promovendo a sua participação ativa na sociedade e na construção de um futuro mais sustentável», assegura o município.
Esta atividade «demonstra que nunca é tarde para aprender e para contribuir para um mundo melhor – e que o envelhecimento ativo passa também pela consciência ecológica e cidadania responsável», termina.