Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.
INICIATIVA

INICIATIVA -
UMinho organiza Congresso Internacional sobre História da Saúde e da Assistência

A Universidade do Minho promove na terça e na quarta-feira (22 e 23 de maio) o I Congresso Internacional de História da Saúde e da Assistência, para abordar a evolução dos cuidados, desconstruir mitos e projetar o futuro.

Este evento online conta com oradores de referência e espera mais de uma centena de participantes. A organização cabe à Escola Superior de Enfermagem (ESE) e ao Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) da UMinho.

A abertura é a 22 de maio, às 10h00, com a presidente da ESE, Ana Paula Macedo, e a presidente do congresso, Analisa Candeias. O primeiro painel vai focar o papel invisível das mulheres nos cuidados de saúde medievais, a influência dos(as) enfermeiros(as) monges e as duras condições de trabalho nos hospitais da Idade Moderna.

De tarde, as comunicações livres vão dar espaço a novas perspetivas e investigações, culminando, às 16h30, num painel que destaca a história do Instituto Maternal, o Hospital-Colónia Rovisco Pais no estudo da doença de Hansen e a (des)colonização da medicina tropical na África lusófona.

A agenda do segundo dia começa às 9h30 e vai mostrar a evolução de temas ao longo dos séculos como a vulnerabilidade humana, a alimentação infantil, a assistência médico-cirúrgica nas Américas portuguesas e a história da saúde e da assistência em Portugal e Espanha.

Os oradores do congresso são André Silva, Paulo Queirós, Marta Lobo, Emília Bulcão, Cristina Nogueira, Isabel Amaral, Tânia Ferreira, Célia Oliveira, Alexandra Esteves, Monique Palma, Maria García González, Lucília Nunes e Maria Antónia Lopes.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS