A Sinfonietta de Braga estreia no dia 09 de maio, às 21h30, no Theatro Circo, um espetáculo que explora a música como linguagem infinita dos dialetos que representa: “Re:Opera – Belo é o Destino Desconhecido”.
O novo espetáculo conta com a composição musical do compositor bracarense Pedro Lima, vencedor do Melhor Álbum de Música Clássica/Erudita nos Prémios Play deste ano.
“Re:Opera” propõe uma conversa em duas linguagens, criando pontes entre universos musicais: a ópera enquanto género erudito e, nesta primeira edição, o fado enquanto estilo musical.
“Ao longo do espetáculo é celebrado o fado e aquela que é considerada a maior pulsão humana – o desejo – ao mesmo tempo que meditamos sobre o determinismo e o livre arbítrio, abrindo a porta para a sina, a fortuna e a paixão a partir da palavra fado”, refere a organização.
A Sinfonietta de Braga é composta por um coletivo de jovens artistas e dedica-se à programação, formação e criação musical.
Nesta ópera, a direção musical está a cargo de Jan Wierzba, a composição musical é de Pedro Lima e a encenação é de Daniela Cruz, a partir do libreto de Marta Pais Oliveira.
Com curadoria artística do guitarrista Artur Caldeira, o espetáculo é protagonizado pelas vozes do fadista Tiago Correia e dos cantores líricos Raquel Mendes, Sofia Marafona, Rafaella Veiga e Rui Vieira.