O PECT volta a Montalegre de 9 a 11 de junho, com o Padre Fontes como padrinho. Este ano, o evento tem patrocínio da Presidência da República e o apoio do Município de Montalegre.
A Associação Património Enogastronómico, Cultura e Tradição já apresentou o cartaz do evento anual, desta vez subordinado ao tema “A Gastronomia e as Emoções”.
A abertura contará com um espetáculo de Augusto Canário e, durante os três dias, há ainda uma conferência magistral por Damiana Fernandes, especialista em Inteligência
Emocional, explorando a relação entre afetos e gastronomia e tertúlias temáticas com personalidades nacionais e internacionais sobre identidade cultural e tradições.
Sendo um evento gastronómico, o programa traz, ainda, demonstrações culinárias exclusivas com chefs renomados e refeições temáticas com produtos autóctones.
O evento conta com a participação de confrarias gastronómicas e enófilas do país, incluindo a Confraria Nacional do Leite, que realizará o seu XXIII Capítulo de Entronização durante o evento, a Confraria da Carne Guisada da Maia, S. Miguel, a Confraria do Pão da Regueifa e do Biscoito de Valongo, a Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho da Covilhã, a Real Confraria Amêndoa Portugal e a Confraria do Covilhete.
Este ano, o evento tem como inovação a Mostra de Raças Autóctones, com a exposição de alguns exemplares das 25 raças autóctones com solar a norte de Portugal, desde aves, bovinos, caprinos, equídeos, ovinos, suínos e canídeos. Está, ainda, planeado um batismo hípico.
Padre Fontes, padrinho do evento, diz que «esta é mais do que uma festa – é a celebração viva daquilo que nos torna verdadeiramente portugueses».
De 9 a 11 de maio, o Pavilhão Multiusos de Montalegre acolhe o evento de entrada livre e gratuita.
Pode consultar aqui o programa completo.