A Câmara de Amares aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, a adjudicação da construção de um conjunto habitacional a custos controlados no Campo da Mamoa, em Dornelas, onde serão edificadas 12 habitações unifamiliares.
Em causa está um investimento de mais de 1,4 milhões de euros, totalmente financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ao abrigo do programa 1º. Direito, que permitirá a construção de 10 habitações com tipologia T2 e duas com tipologia T3.
Conforme o jornal “O Amarense” já tinha avançado na edição impressa de abril, o objetivo desta medida é dar resposta a famílias desfavorecidas e cujas necessidades tenham sido identificadas no diagnóstico feito no âmbito da Estratégia Local de Habitação de Amares, permitindo o arrendamento a preços acessíveis.
O projeto prevê que todas as casas tenham as mesmas características, sendo constituídas por dois pisos. No rés-do-chão, além do hall de entrada, ficará a sala, a cozinha e a casa de banho e o piso 1 contará com os quartos e com outra casa de banho.
Segundo a informação disponibilizada no Portal da Habitação, o 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.