A Assembleia Municipal de Terras de Bouro aprovou, esta quinta-feira à noite, a versão final do regulamento de aplicação da taxa turística, que terá o valor de um euro por noite e será cobrada entre maio e outubro, acompanhando a época termal.
O período de aplicação da taxa é, de resto, uma das alterações mais significativas da versão final do documento, uma vez que o primeiro projeto previa o início de cobrança no mês de abril. Essa mudança surge depois da fase de discussão pública do regulamento.
De acordo com o presidente da Câmara de Terras de Bouro, Manuel Tibo, estarão contemplados benefícios para os próprios hoteleiros e operadores turísticos, nomeadamente isenção na visita aos museus municipais e desconto de 50% nas viagens na embarcação Rio Caldo.
O município vai também fazer a distribuição gratuita, junto dos hoteleiros e empresários do setor, de brochuras e mapas turísticos do concelho de Terras de Bouro.
Manuel Tibo reforçou a ideia, que já tinha expressado publicamente, que a receita arrecadada com a taxa turística servirá para investir na área do turismo. “A taxa municipal turística será destinada ao estímulo do turismo local sustentável, de qualidade, e à preservação dos recursos naturais e paisagísticos locais”, assegurou.
De acordo com o regulamento, as verbas servirão para investir na promoção da atividade económica e turística, incluindo equipamentos e serviços de informação e apoio aos visitantes; no melhoramento e conservação de bens e equipamentos municipais de utilização coletiva, mais concretamente no que respeita a vias de circulação automóvel e pedonal e ciclovias, aos espaços verdes e de lazer; e na promoção e criação de infraestruturas de oferta cultural, artística e de lazer dirigidos aos visitantes, em particular nas zonas turísticas de excelência, como são o Parque Nacional da Peneda-Gerês, o São Bento da Porta Aberta, a Marina de Rio Caldo, a Praia do Alqueirão e outras praias fluviais do concelho, as aldeias históricas ou a Geira Romana.
Visa igualmente a realização de eventos de promoção turística potenciadores de maior atração de visitantes, como a abertura da época termal e realização de eventos desportivos, assim como o reforço da segurança de pessoas e bens e da fiscalização municipal, de forma a garantir e reforçar as condições de desempenho de todas as atividades com impacto direto e indireto no turismo.