O Portal das Finanças acabou derrubado pelo apagão. Apesar de já estar a funcionar, apresenta problemas. A bastonária dos Contabilistas exige, por isso, alargamento de prazos, sobretudo do IVA.
Desde o apagão, há uma semana, que o Portal das Finanças apresenta falhas, o que impede os contribuintes de cumprirem os pagamentos.
Ao ECO, a bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), Paula Franco, exige «soluções robustas», como o alargamento dos prazos, sobretudo quanto à entrega do SAF-T de faturação, a terminar já esta quarta-feira, e do IVA.
Depois do apagão de 28 de abril, o Ministério das Finanças alargou os prazos das obrigações fiscais por um dia. Ainda assim, já passada uma semana, os problemas persistem.
«Começamos a ficar preocupados», sublinha Paula Franco, ao ECO. Segundo a mesma, as Finanças não têm apresentado soluções adequadas.
A entrega do SAF-T de faturação já tem um «prazo curto», refere Paula Franco. Com tudo a funcionar devidamente, este prazo deveria terminar esta segunda-feira, dia 05 de maio. As falhas no Portal das Finanças levaram o Governo a adiar para quarta-feira, dia 07 de maio, o prazo final. Mas não chega, já que a bastonária da OCC aponta que as falhas continuam.
Ainda, Paula Franco exige que os prazos do IVA, a finalizar a 20 de maio, e da Modelo 22, a 31 de maio, voltem a ser avaliados. Estas obrigações dependem muito do e-Fatura, um dos serviços com mais falhas.
No IRS, a bastonária aponta que, em determinados dias, o Portal das Finanças não permitiu a entrega da declaração. Assim, os contribuintes têm até 30 de junho para o fazer.