A Câmara de Melgaço avançou com um concurso público para reabilitar o interior do Convento de São Salvador de Paderne, com pelo menos 1,35 milhões de euros.
O anúncio, publicado em Diário da República, aponta um ano como prazo de execução a “Reabilitação, Conservação e Valorização do interior da Igreja do Convento de São Salvador de Paderne”, em Melgaço, Viana do Castelo.
A igreja de Paderne, igreja do Divino Salvador ou igreja do Convento de Paderne, está classificada como monumento nacional desde 23 de junho de 1910.
Em julho de 2023, concluída a primeira fase da empreitada, centrada no exterior e relativa ao investimento municipal de um milhão de euros, o presidente da autarquia, Manoel Batista, destacava a necessidade de obras «mais profundas ao nível do interior, de forma a concluir o projeto integral de conservação, restauro e requalificação de todo este património».
Em comunicado, na ocasião, o município afirmava que a segunda fase da obra implicava a conservação e restauro do valor artístico que existe em cada parede, escultura, azulejo, teto policromo e retábulo, além de novos equipamentos de iluminação, renovação do presbitério e do mobiliário litúrgico.
A intenção era, ainda, implementar um novo sistema de luminária e sinalética de emergência, telecomunicações, sistema de som, novo circuito de tomadas, colocação de meios de primeira intervenção de combate a incêndio, sinalização de emergência, sistema de intrusão e de vigilância.