Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Póvoa de Lanhoso acolhe a I Bienal da Saúde

A autarquia da Póvoa de Lanhoso vai ser palco da I Bienal da Saúde, que será desenvolvida em torno da temática “A família e a Saúde: Desafios e Oportunidades”. O evento tem lugar de 15 a 17 de maio.

«O programa resulta dos contributos de diversas entidades, já que, por iniciativa do Município, foi constituída uma Comissão Organizadora, visando construir colaborativamente o evento. Pretende-se que este venha a ser um espaço de aprendizagem, participação, inovação e mobilização comunitária em torno da Saúde e dos seus determinantes», explica o município, em comunicado.

A comissão organizadora conta com elementos da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, da Unidade Local de Saúde de Braga, EPE, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, da Delegação da Póvoa de Lanhoso da Cruz Vermelha Portuguesa, da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso – Hospital António Lopes e da Tribu22.

A I Bienal de Saúde da Póvoa de Lanhoso será desenvolvida em torno da temática “A família e a Saúde: Desafios e Oportunidades”, nos dias 15, 16 e 17 de maio, refletindo sobre o impacto das políticas públicas na saúde da população, para um diálogo interdisciplinar sobre a importância da saúde e do bem-estar no seio familiar.

O primeiro dia da Bienal, 15 de maio (Dia Internacional da Família), é dedicado à “Família: o pilar da saúde física e mental”. Assim, será desenvolvido, durante o período da manhã, através de duas componentes a ocorrer em simultâneo, o Seminário de Abertura, no Theatro Club, e a ação “Saúde na Praça: passe por aqui antes que faça falta!”.

A tarde seguirá no Theatro Club com duas Rodas de Conversa, trazendo à partilha diferentes dimensões e perspetivas sobre “Temos um bebé: e agora?”. No final deste dia, acontecerá uma ação pedagógica de rua para sensibilização na utilização dos sistemas de retenção pediátricos à saída das creches.

O dia 16 de maio, dedicado à “Saúde ao Longo da Vida”, terá, durante a tarde, um circuito dedicado à população sénior e a cuidadores informais com a dinamização de atividades por diversos parceiros.

O último dia da Bienal será inteiramente preenchido pela programação inerente ao “Brincar em Família – Vamos brincar na rua!”, um evento habitualmente dinamizado pelo Gabinete de Apoio à Parentalidade do Município.

«Cada Bienal terá sempre como objetivo geral a construção de espaços de aprendizagem, participação, inovação e mobilização comunitária em torno da Saúde e dos seus determinantes, promovendo literacia em saúde e a educação para a Saúde», vinca a autarquia.

[email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS