Os barcos para a celebração da Páscoa em Fiscal já estão à superfície. Mas ainda não são os novos… Esta será, muito provavelmente, a última travessia que estes farão. O Presidente de Junta da Freguesia de Fiscal, Augusto Macedo, explicou que «foi impossível investir em novos barcos para este ano», mas que para o próximo «a situação será tratada, num investimento que terá a colaboração da Câmara Municipal de Amares», sublinhou.
CELEBRAÇÃO JUNTA CENTENAS NAS MARGENS DO RIO HOMEM
Ao som dos foguetes e das campainhas, o compasso pascal atravessa o rio Homem em cima das embarcações, com os elementos do compasso pascal e centenas de pessoas a juntarem-se nas margens para registar uma tradição já vincada, mas com uma origem que ninguém consegue precisar.
O cortejo pascal encerra com o habitual “Encontro das Cruzes”, ao final da tarde, junto ao marco miliário na Freguesia vizinha de Carrazedo, seguido de desfile até à capela de Santo António do Pilar.
Um momento musical pelas bandas filarmónicas e uma sessão de fogo-de-artifício terminam assim mais uma “visita” do Cristo ressuscitado às casas de Fiscal.
PADRE DEX É O NOVO PADRE DE FISCAL
Dado o falecimento do Padre de Fiscal e S. Vicente do Bico, Joaquim Costa, o padre Dex-Steve Goyéko, natural da República Centro Africana, administrador paroquial de São Paio de Besteiros, São Tomé de Prozelo e São Martinho de Carrazedo, é também o novo padre da paróquia de São Miguel de Fiscal.