Mais de 2100 idosos do concelho de Esposende participaram, esta quarta-feira, na Festa dos Santos Populares, promovida pelo Município de Esposende, em parceria com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Juntas de Freguesia, no âmbito do “Ativo+ | Programa Colaborativo para a Longevidade”.
O convívio destinado a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos ou a beneficiar de resposta social no âmbito do envelhecimento e da deficiência pelas IPSS do concelho, reuniu a comunidade sénior do concelho.
«Este é um gesto simbólico que reflete o reconhecimento e a valorização do papel que os seniores desempenham na construção do nosso concelho. A Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia e as IPSS têm desenvolvido um trabalho conjunto com impacto real na vida das pessoas, e esta festa é um exemplo claro desse compromisso», afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Guilherme Emílio, dirigindo-se aos participantes.
A festa decorreu na Quinta da Malafaia, em Antas, e não faltaram a tradicional sardinha com broa, acompanhada por outras iguarias regionais.
O evento foi animado por muita música e alegria, com cantares ao desafio, atuações do rancho folclórico, a tradicional malhada do milho, o desfile das marchas populares com gigantones e cabeçudos, e a habitual largada de balões.