Amares. Fim de semana de ‘romaria’ para provar a «melhor broa tradicional do país»

«Ainda não posso fazer um balanço final, mas foi, talvez, a maior edição de sempre, com casa cheia todos os dias», realça João Fernandes, presidente da União da Torre e Portela, a propósito da sétima edição da Festa da Broa, que decorreu este fim-de-semana.

O espaço do evento esteve «sempre a abarrotar» nas horas das refeições e ao lanche, estimando-se que tenha sido vendidas mais de mil ‘bôlas recheadas’ e e centenas de quilos de broa (branca e amarela).

De acordo com um «balanço provisório», o certame recebeu a visita de «mais de 10 mil pessoas, mas ainda é cedo para percebermos a adesão», avança o autarca local.

Durante os três dias da ‘Romaria da Broa’, como já alguns a apelidam, «não houve mãos a medir». João Fernandes volta a realçar que «isto só é possível graças a dois colegas de junta únicos e empenhados, mas muita gente da união e de freuesias vizinhas que nos ajudam de várias formas. Também é fundamental o apoio da câmara municipal e dos seus funcionários».

Numa tarde que terminou «cheia de gente para o lanche e com fornos sem parar», destaca-se a atuação do Rancho Folclórico de Gondufe, Ponte de Lima, e animação e partilha entre os presentes.

Face à adesão, à qualidade da organização e ao envolvimento, João Fernandes afirma que a ‘Festa da Broa’ da Torre é Portela «já se tornou um evento de referência na região. Recebemos gente de todo o país, de Espanha e das comunidade emigrantes espalhadas pelo mundo. Alguns já marcam férias e viagens para esta altura para virem à Festa da Broa».

Em ano que viveu (talvez) a «maior ‘romaria da broa’ de sempre», cai o pano com a promessa de regressar em 2026 «com mais, melhor e, talvez, com mais ideias novas».

[email protected]

 

Carregar mais

ÚLTIMAS NOTÍCIAS