Amares. Emanuel Magalhães (PSD) quer agilizar processos «para atrair, fixar e tornar competitivas» unidades industriais do concelho

O candidato do PSD à câmara municipal de Amares, Emanuel Magalhães, anuncia um programa «completo e integrado» para «para atrair, fixar e tornar competitivo» o setor empresarial do concelho.

Durante uma visita à ‘Paulo Antunes’, uma referência no setor do mobiliário nacional e internacional, o candidato traçou linhas genéricas orientadoras que poderão «contribuir para consolidar a marca ‘Amares’: «antes de chamar e criar condições ágeis e facilitadoras de atração de novas empresas, temos que fortalecer o setor empresarial e valorizar as empresas locais existentes ajudando-as ter uma visão assente na transição digital e à sustentabilidade ambiental como pilares de competitividade».

GABINETE DO EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO

Para o candidato, «a inovação é fator fundamental de competitividade. E nós vamos inovar criando equipamentos que contribuam para melhores fatores de produção (vias de comunicação; redes públicas de água, saneamento, eletricidade , gás e fibra ótica, entre outras; desburocratização de processos administrativos, entre outros), e criar instrumentos de promoção e apoio para a participação em feiras e mercados nacionais e internacionais».

Em paralelo, «há que gerar dinâmicas internas e no exterior que permitam fomentar confiança e vontade de outras empresas se fixarem no nosso território. Passam por agilizar procedimentos administrativos, assegurar áreas/zonas atrativas com redes públicas e ter equipas técnicas (municipais e parceiros) que intermedeiem os processos técnicos, financeiros e administrativos».

Sugere, para o efeito, a criação de um Gabinete do Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico, que terá a seu cargo «estas e outras matérias relacionadas com a área alargada do desenvolvimento económico (industrial, comercial, transição digital e sustentabilidade ambiental, entre outras).

COMPROMISSOS

Emanuel Magalhães aproveita os encontros que tem mantido com o setor empresarial local para «compreender os desafios que o setor enfrenta» e «apresentar medidas concretas de apoio que pretende implementar se for eleito.

Entre os compromissos-chave assumidos, destacam-se o reforço de Internacionalização e promoção, criando uma «estratégia municipal dedicada a apoiar a presença de empresas de Amares em feiras e eventos internacionais, maximizando a notoriedade da marca “Amares” no mundo»; Aposta na Formação e Qualificação, «estreitando a articulação entre as escolas, centros de formação e as empresas, com o objetivo é garantir uma mão de obra especializada e ajustada às necessidades reais do setor do mobiliário e das demais indústrias do concelho»; Inovação e Sustentabilidade,. apoiando ativamente candidaturas a fundos comunitários e programas de modernização, dando prioridade à transição digital e à sustentabilidade ambiental como pilares de competitividade»; e Proximidade e Apoio ao Empresário, «garantindo canais de comunicação ágeis para dar uma resposta rápida e eficaz a processos burocráticos e necessidades urgentes do setor».

Para Emanuel Magalhães, «o setor empresarial é a base do desenvolvimento económico de Amares».

O candidato garante que, enquanto Presidente de Câmara, irá «colocar a economia local no centro das prioridades», criando todas as condições para que «negócios de excelência possam crescer ainda mais e gerar emprego e, por inerência, mais riqueza no concelho. Contribuirá, certamente, para fixar talentos, atrair novos investidores e lançar novas amarras seguras para o desenvolvimento económico do concelho».

[email protected]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS