A Câmara de Braga lançou uma campanha extraordinária de esterilização, destinada a incentivar a esterilização de cães e gatos e a apoiar financeiramente os seus detentores, anunciou esta quinta-feira o município.
Segundo a autarquia, “todos os munícipes (individuais ou associações) podem candidatar-se ao reembolso da esterilização dos seus animais de companhia, desde que a cirurgia tenha sido realizada entre 28 de novembro de 2025 e 28 de março de 2026”.
Os apoios previstos incluem os seguintes valores atribuídos: 90 euros para cadela, 60 euros para gata, 45 euros para cão macho e 25 euros para gato macho.
“Esta campanha é uma forma de apoio para todos quantos queiram esterilizar o seu animal com recurso a um programa que permite a esterilização sem custos elevados. O município reforça, assim, o compromisso com o bem-estar animal, o controlo populacional responsável e o apoio às famílias bracarenses”, refere a Câmara de Braga.
As candidaturas deverão ser efetuadas pelo Balcão Eletrónico do Município (AQUI), com as seguintes condições:
- Comprovativo de residência no concelho de Braga do detentor do DIAC do animal;
- DIAC do animal registado em nome do detentor e com morada coincidente com o comprovativo de residência, sem alterações entre 28 de novembro de 2025 e 28 de março de 2026;
- Declaração de esterilização emitida pelo médico veterinário executante, com data de realização da cirurgia dentro do período elegível e com registo no SIAC como esterilização apoiada pelo município;
- Fatura da cirurgia (enquadrada com as datas da campanha) e indicar o respetivo NIB/IBAN para processamento do reembolso.












