Combustíveis deverão voltar a descer na próxima semana

Os preços dos combustíveis deverão registar uma nova descida na próxima semana, de acordo com previsões da Automóvel Club de Portugal (ACP). As estimativas apontam para uma redução de cerca de dois cêntimos por litro no gasóleo simples e meio cêntimo na gasolina 95 simples.

Com base nos valores médios praticados esta segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o gasóleo simples deverá fixar-se nos 1,584 euros por litro, enquanto a gasolina 95 deverá descer para 1,659 euros por litro. Caso se confirmem, estas serão a segunda semana consecutiva de descidas no gasóleo e a terceira na gasolina.

Ainda assim, os preços finais poderão sofrer ajustamentos, uma vez que dependem do fecho das cotações do Brent e da evolução do câmbio. Além disso, o valor pago pelos consumidores resulta da média aplicada pelas diferentes gasolineiras, podendo variar de posto para posto.

Esta semana, o gasóleo já tinha caído 2,8 cêntimos e a gasolina 1,4 cêntimos. Contudo, a redução poderia ter sido maior, não fosse a revisão da carga fiscal realizada pelo Governo, que atualizou o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) face à expectativa de uma descida mais acentuada nos preços internacionais (sete cêntimos no gasóleo e 3,5 cêntimos na gasolina).

Desde 1 de dezembro, a gasolina passou a pagar 49,7 cêntimos de ISP (antes 48,12), enquanto o gasóleo subiu para 36,16 cêntimos (face a 33,72). Somando a taxa de carbono, a carga fiscal por litro ascende agora a 65 cêntimos na gasolina e 52,83 cêntimos no gasóleo, valores sobre os quais incide ainda o IVA a 23%.

Segundo os cálculos, sem a atualização fiscal, o preço da gasolina esta semana teria ficado nos 1,693 euros por litro, abaixo dos 1,709 euros atualmente praticados.

[email protected]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS