Braga25 despede-se com espetáculo ‘Entre Pedra e Bruma’

Inspirado nas lendas e tradições de Braga e Ponta Delgada, ‘Entre Pedra e Bruma’ é o espetáculo de despedida da Braga Capital Portuguesa da Cultura 2025. Sobe ao palco principal do Theatro Circo, às 17h00 deste domingo, e marca a passagem de testemunho para Ponta Delgada do título de Capital Portuguesa da Cultura.

Com coreografia de Ana Sofia Leite, ‘Entre Pedra e Bruma’, inspira-se nas lendas e tradições de Braga e Ponta Delgada, propondo um diálogo entre solidez e fluidez, entre tradição e imaginação. Na pedra ecoam a fé e a memória; na bruma, o sopro do mistério e das emoções que se desfazem no tempo. 

Em cena, o movimento habita esse espaço liminar, criando imagens que emergem e se dissolvem como aparições.

 É nesse intervalo — entre o que se ergue e o que se desfaz — que se revela a possibilidade de encontro, de transformação e de memória partilhada: uma homenagem poética ao legado de cada cidade.

A Ent’Artes – Escola de Dança, de Braga, e o Estúdio 13, de Ponta Delgada, duas estruturas artísticas das cidades capitais portuguesas da Cultura, colocam assim, em diálogo artistas das duas cidades e cruzando as ricas tradições do Minho e dos Açores.

TEMPO DE BALANÇO

A cerimónia da passagem de testemunho conta com a presença do presidente do município de Braga, João Rodrigues, da ministra da Cultura, Margarida Balseiro Lopes, e da Comissária de Ponta Delgada 2026, Kátia Guerreiro.

Este é também um momento para um balanço, ainda parcial, da Braga 25. Até ao final de outubro de 2025, o programa integrou cerca de 1200 atividades, incluindo ações de formação, capacitação, mediação e participação. 

Deste universo, destacam-se 253 espetáculos e 95 exposições, que mobilizaram quase 1,5 milhões de espetadores, números que não incluem grandes eventos de espaço público como o Programa de Abertura, a Braga Romana ou a Noite Branca.

Ao longo deste percurso estiveram envolvidos cerca de 1200 artistas, metade dos quais locais, a par de 19% internacionais, evidenciando simultaneamente o enraizamento no território e a abertura ao exterior.

Os bilhetes para a cerimónia, limitados a duas entradas por pessoa, podem ser levantados gratuitamente na bilheteira física do Theatro Circo, entre as 11h00 e as 19h00. No dia 28, a bilheteira abre uma hora antes do espetáculo, às 16h00.

[email protected] 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS