A Proteção Civil Municipal de Braga reforçou, ao longo de 2025, a sua estratégia de prevenção e gestão de riscos, envolvendo cerca de 1.300 participantes da comunidade escolar em ações de sensibilização promovidas no âmbito da atividade municipal de proteção civil.
Em comunicado, o município refere que “estas iniciativas tiveram como objetivo reforçar a cultura de prevenção junto da comunidade educativa, promovendo comportamentos de autoproteção e capacitando alunos e profissionais das escolas para responder a diferentes cenários de risco”.
“No decurso do último ano, foram realizadas 63 ações de preparação e execução de simulacros, bem como 59 ações de sensibilização dirigidas à comunidade escolar, consolidando uma abordagem estruturada e preventiva no território”, acrescenta.
Paralelamente, foram elaboradas 33 medidas de autoproteção e assegurados 39 acompanhamentos técnicos da sua implementação em estabelecimentos de ensino do concelho.
No âmbito das suas competências em matéria de proteção civil, o município assegura igualmente a elaboração de planos municipais de emergência, o desenvolvimento de medidas de autoproteção e projetos de segurança contra incêndio em edifícios, a realização de estudos técnicos de avaliação de riscos e o apoio à segurança de eventos públicos.
A estas responsabilidades juntam-se ainda o licenciamento de recintos provisórios e a emissão de pareceres técnicos relativos à ocupação do espaço público, particularmente quando esteja em causa a acessibilidade dos meios de socorro.















