Operação Páscoa: sinistralidade faz 12 mortos e mais de 3 600 infrações em três dias

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 12 vítimas mortais em 584 acidentes rodoviários durante os primeiros três dias da Operação “Páscoa 2026”, entre 2 e 4 de abril. O balanço provisório aponta ainda para 22 feridos graves e 164 feridos leves, num período marcado por elevado volume de tráfego e reforço das ações de fiscalização.

No mesmo intervalo temporal, foram fiscalizados 22 022 condutores. As autoridades detiveram 199 pessoas por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l e outras 59 por falta de habilitação legal para conduzir.

No que diz respeito às infrações, foram registadas 3 619 contraordenações. Entre as mais frequentes destacam-se 669 por excesso de velocidade e 649 por falta de inspeção periódica obrigatória. A GNR assinala ainda 148 casos de ausência de seguro de responsabilidade civil, 131 situações de uso incorreto do cinto de segurança ou de sistemas de retenção para crianças e 129 infrações por utilização indevida do telemóvel durante a condução. Foram também identificados 97 casos de condução sob o efeito de álcool.

Oito acidentes mortais em vários pontos do país

As 12 vítimas mortais resultaram de oito acidentes distintos, registados em diferentes regiões do país.

No dia 2 de abril, em Santo Antão do Tojal, uma colisão entre três veículos ligeiros provocou duas mortes, de jovens com 23 e 26 anos. No mesmo dia, em Reboreda, um homem de 30 anos perdeu a vida após colisão entre um ligeiro e um motociclo. Ainda a 2 de abril, em Aborim, um homem de 65 anos morreu na sequência de uma colisão entre um motociclo e um comboio.

Já a 3 de abril, um despiste em Ourém vitimou um jovem de 19 anos. No Alvalade do Sado, uma colisão entre três veículos ligeiros resultou em quatro mortos, com idades compreendidas entre os 12 e os 50 anos. No mesmo dia, em Foros de Arrão, um homem de 71 anos morreu após colisão entre dois veículos de mercadorias.

No dia 4 de abril, registaram-se mais duas vítimas mortais: um homem de 58 anos em Afife, após colisão entre motociclo e ligeiro, e outro de 63 anos em Luz de Tavira, na sequência de uma colisão entre um ciclomotor e um veículo ligeiro.

Autoridades mantêm fiscalização reforçada

A GNR garante que continuará a intensificar as ações de fiscalização até ao final da operação, com especial incidência na condução sob influência de álcool e substâncias psicotrópicas, no excesso de velocidade e na utilização indevida do telemóvel.

As autoridades reforçam ainda o apelo ao uso correto do cinto de segurança e dos sistemas de retenção para crianças, bem como ao cumprimento das obrigações legais relativas à inspeção periódica e ao seguro automóvel.

A Operação “Páscoa 2026” decorre numa altura de grande mobilidade nas estradas portuguesas, associada às deslocações típicas da época, levando as forças de segurança a sublinhar a importância de uma condução prudente e responsável.

[email protected] 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS