PSP assinala 150 anos de presença em Viana do Castelo com exposição e programa comemorativo

O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo iniciou esta sexta-feira as comemorações dos seus 150 anos com a inauguração da exposição “150 Anos de Memória – Polícia no Distrito de Viana do Castelo, 1876-2026”, patente no Museu de Artes Decorativas até ao próximo dia 21 de julho.

Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, destacou a importância da efeméride, considerando que representa o reconhecimento do papel desempenhado pela PSP ao longo de século e meio no distrito.

O autarca sublinhou ainda que a segurança é um dos fatores distintivos do concelho e manifestou a vontade de continuar a trabalhar em estreita colaboração com a força policial.

Já o comandante distrital da PSP de Viana do Castelo, Raúl Curva, explicou que a exposição assinala o arranque das comemorações públicas dos 150 anos do Comando Distrital, que incluem um conjunto de iniciativas abertas à população.

O programa prossegue este domingo, às 18h30, com um concerto da Banda Sinfónica da PSP, no Anfiteatro da Marina de Viana do Castelo, que contará com a participação da Tuna de Veteranos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

No dia 18 de julho, entre as 14h00 e as 18h00, realiza-se uma exposição de meios da PSP na Praça Marquês Júnior, junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo. No dia seguinte, 19 de julho, a iniciativa repete-se, no mesmo horário, no Largo de Camões, em Ponte de Lima.

As comemorações encerram a 21 de julho, com uma celebração eucarística marcada para as 10h45, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, em Santa Luzia.

Carregar mais