Nova unidade de saúde pioneira em Portugal, a inaugurar no final de 2019, será instalada no antigo hospital de São Marcos, no centro de Braga, e irá funcionar exclusivamente com serviços clínicos e cirúrgicos em ambiente de ambulatório.
O grupo Lusíadas Saúde apresentou, esta terça-feira, no Palácio do Raio, o projecto da sua nova unidade hospitalar na cidade, cuja abertura está prevista para Dezembro de 2019. Será um hospital de referência quer em tecnologia, “quer na humanização e excelência de cuidados de saúde”, a funcionar exclusivamente em modo de ambulatório.
Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, destacou o facto deste projecto “permitir a revitalização de uma zona da cidade que foi fortemente afectada com a deslocalização do hospital´, em 2011”.
“É um conceito clínico já existente noutros países, mas pioneiro em Portugal”, referiu ao Expresso Vasco Antunes Pereira, presidente do Conselho de Administração da Lusíadas Saúde, avançando que o novo centro clínico será equipado com todos os meios necessários para uma abordagem médica transversal.
A requalificação da parte disponível do antigo Hospital de São Marcos – que alberga parcialmente uma unidade hoteleira – vai exigir um investimento de 9 milhões de euros, estando previsto o arranque das obras até ao final do mês de Julho.
Em plena capacidade, o hospital do grupo Lusíadas Saúde – que conta a Norte com uma unidade de saúde na zona da Boavista, no Porto, e uma clínica em Vila Nova de Gaia – vai contar com mais de 400 colaboradores, entre a equipa de profissionais que actualmente já colaboram com a Lusíadas Saúde na Clínica de Santa Tecla, em Braga, e a criação de novos postos de trabalho.
REFERÊNCIA EM BRAGA
O Hospital Lusíadas Braga resulta de uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Braga, proprietária do edifício do século XVI onde até 2011 funcionou o antigo Hospital de São Marcos e que contratualizou o espaço para os próximos 30 anos.
“Queremos ser uma referência em Braga, investindo em tecnologia, na humanização e excelência dos cuidados de saúde à população. A Lusíadas Saúde foi o primeiro grupo privado a ter hospitais acreditados e certificados pela sua qualidade e segurança, e queremos trazer essas características que nos distinguem como prestadores de serviços de saúde para Braga”, afirma Vasco Antunes Pereira.
Após a reabilitação do histórico hospital do Minho, o novo centro clínico irá contar com 37 gabinetes de consulta, salas de tratamento e exames, salas de bloco operatório e uma Unidade de Imagiologia, com equipamentos de vanguarda com resposta para diagnósticos diferenciados, além de um serviço de consultas sem marcação para situações urgentes.
A Lusíadas Saúde tem actualmente uma rede de 12 hospitais e clínicas de norte a sul do país, sendo o primeiro grupo privado em Portugal a ter hospitais acreditados pela sua qualidade e segurança (Joint Commission International) e certificados pela comprovada utilização da tecnologia em prol do doente (HIMSS). Em comunicado, a Lusíadas Saúde avança que faz por ano mais de 1 milhão de consultas e 42.000 cirurgias.