A Escola do Rock Paredes de Coura está de regresso para mais uma edição dedicada à formação musical, criatividade e partilha artística. Entre domingo, 12 de julho, e sexta-feira, 17 de julho, cerca de 50 jovens músicos vão participar numa residência intensiva dedicada ao universo do rock, com uma programação que inclui ensaios, formações, concertos e diversas atividades culturais na vila.
Promovida pelo Município de Paredes de Coura, em coprodução com a Associação Cultural Rock’n’Cave e com direção artística do Space Ensemble, a iniciativa pretende proporcionar aos participantes uma experiência única de aprendizagem e criação coletiva, acompanhados por músicos profissionais.
Durante uma semana, os jovens selecionados vão trabalhar temas marcantes da história do rock, explorar novas abordagens musicais e preparar um repertório comum que será apresentado no concerto final da residência.
Programação arranca com concerto especial
O primeiro dia da Escola do Rock, este domingo, 12 de julho, começa com um concerto no Centro Cultural de Paredes de Coura, às 17h00, resultado de uma residência artística que junta a ODE – Orquestra de Dispositivos, projeto educativo do GNRation, e o Coura Voce, coro feminino composto por 28 vozes.
O espetáculo terá direção artística de Pedro Lima e Vítor Lima e integra uma iniciativa apoiada pela República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto, Direção-Geral das Artes, Rede Portuguesa de Arte Contemporânea e Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.
Exposição e concerto de Broken Jams marcam terça-feira
A programação cultural prossegue na terça-feira, 14 de julho, com duas iniciativas de entrada livre.
Pelas 21h00, terá lugar uma visita à exposição “Matéria Narrativa”, patente na Elevadora – Centro de Capacitação Empresarial de Paredes de Coura. A mostra corresponde à quarta edição da exposição de Fanzines e reúne o acervo da Fanzinoteca Rock’n’Cave, bem como trabalhos participantes no Concurso de 2026.
Com curadoria de Antónia Alves, a exposição aborda temas sociais e políticos através da linguagem própria das fanzines.
Às 21h30, sobe ao palco a banda Broken Jams, um projeto de rock alternativo formado em 2024 por Duarte Barroqueiro e Max Martins, também participantes da Escola do Rock.
Ensaios abertos culminam em concerto final
Ao longo da semana, o público poderá acompanhar de perto o trabalho desenvolvido pelos participantes através dos ensaios abertos no Centro Cultural.
No domingo, os ensaios decorrem entre as 15h00 e as 17h00. De segunda-feira a sexta-feira, os horários previstos são das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.
A residência artística termina na sexta-feira, 17 de julho, com o concerto final, marcado para as 21h30, no Centro Cultural de Paredes de Coura. O espetáculo apresentará o resultado do trabalho coletivo desenvolvido durante a semana, incluindo o novo repertório preparado pelos participantes e professores.
Criada em 2014, a Escola do Rock Paredes de Coura tornou-se uma referência nacional na formação musical jovem, promovendo a ligação entre aprendizagem, criação artística e o espírito comunitário que caracteriza a vila conhecida pela sua forte ligação à música.












