A tradição musical minhota volta a estar em destaque em Viana do Castelo com a realização do III Encontro Concelhio de Concertinas, marcado para o próximo dia 24 de julho, em São Silvestre, na freguesia de Cardielos.
A iniciativa, organizada pela Confraria de S. Silvestre, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, deverá reunir cerca de uma centena de tocadores de concertina, num encontro que pretende valorizar e preservar uma das expressões mais emblemáticas da cultura popular portuguesa.
Com início previsto para as 21h00, o evento integra vários momentos de celebração da música tradicional, incluindo a bênção dos instrumentos musicais, música popular, cantares ao desafio e rusgas, proporcionando ao público uma noite de convívio e animação.
O programa arranca com um momento simbólico conduzido pelo pároco local, Tiago Rodrigues, que irá benzer as concertinas e os restantes instrumentos populares, numa cerimónia destinada a reforçar o significado cultural e identitário da música tradicional nas comunidades minhotas.
Ao longo da noite, os sons das concertinas vão tomar conta do palco, com interpretações de temas populares que fazem parte da memória coletiva e das festividades tradicionais da região.
O III Encontro Concelhio de Concertinas pretende também promover o intercâmbio entre grupos e incentivar a transmissão deste património musical às novas gerações, afirmando-se como um espaço de encontro entre tocadores, comunidades e amantes da cultura popular.












