Braga. Associação de São José expõe projetos pedagógicos desenvolvidos no pré-escolar

A valência de Pré-Escolar da Associação de São José, em Braga, promove uma mostra pedagógica que reúne os projetos de aprendizagem desenvolvidos pelas três salas ao longo do ano letivo.

A exposição assinala o culminar do trabalho realizado pelas crianças, com base numa metodologia de investigação que parte dos seus interesses e curiosidades, envolvendo as equipas educativas, as famílias e a comunidade.

Segundo a diretora pedagógica da instituição, Teresa Silva, a mostra integra três projetos distintos, todos assentes “no questionamento e no envolvimento das crianças”, resultantes de uma escuta ativa dos seus interesses.

Na sala 1, o projeto centrou-se no panda, explorando as características da espécie e o seu habitat. Já a sala 2 desenvolveu um trabalho em torno dos livros e da leitura, destacando-se a participação das famílias através da iniciativa “Mala Viajante”, que levou os livros para o contexto familiar.

Por sua vez, os finalistas da sala 3 dedicaram-se à descoberta dos azulejos portugueses e da arte da azulejaria. O projeto nasceu da exploração de um puzzle e conduziu as crianças à descoberta da história e do património da região, através de visitas ao Convento do Pópulo, Palácio do Raio e Museu dos Biscainhos, em Braga, e à Estação de São Bento, no Porto.

A mostra pretende dar a conhecer à comunidade educativa o percurso desenvolvido pelas crianças ao longo do ano letivo e refletir a abordagem pedagógica adotada pela Associação de São José, baseada na participação ativa, na investigação e na aprendizagem através da descoberta.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS