A Câmara de Amares vai começar a construir, este ano, um Centro de Recolha Oficial para Animais de Companhia (CRO), vulgarmente designado como canil, que ficará instalado num terreno de cerca de quatro hectares em Dornelas.
O CRO de Amares tem um orçamento estimado de 95 mil euros e receberá um apoio de 50 mil euros por parte do Estado, que permitirá uma gestão das capturas, controlo e recolha de animais errantes de uma forma mais eficiente.
Na apresentação pública do projecto, que decorreu esta terça-feira, no Salão Nobre da autarquia, o presidente da Câmara, Manuel Moreira, disse que «Amares é Concelho amigo dos animais».
«Estamos empenhados em ter uma política que tudo fará para os acolher, proteger e devolver alguma dignidade. Com este apoio e com o esforço do Município de Amares, vamos ter um espaço privilegiado para desenvolver várias políticas amigas dos animais», referiu o autarca.
Na mesma linha, o vereador do Ambiente, Vítor Ribeiro, reforça que a intenção é que este local não seja «um mero depósito de animais por tempo indeterminado».
Ao todo, este projecto contempla 26 boxes para canídeos – com uma área de cerca de 5,6 m2 cada – e quatro boxes para gatos, além de uma outra destinada a acolher outras espécies.
O Centro de Recolha Oficial para Animais de Companhia de Amares contará ainda com espaços exteriores que permitirão garantir a existência de condições para melhorar a qualidade de vida e de bem-estar animal.
Desenvolvimentos na edição impressa de Agosto, esta quarta-feira nas bancas.