REGIÃO -

REGIÃO - -
Cerca de 900 alunos de Esposende aprendem a nadar, música e expressão física

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Cerca de 400 alunos que frequentam o 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, dos agrupamentos de Escolas António Rodrigues Sampaio e António Correia de Oliveira, estão a frequentar o projecto ‘Aprendizagem da Natação’. Nos projecto de Educação Musical e Expressão Física-Motora participam outros 500 alunos.

Neste projecto que resulta de uma parceria entre o município e a Esposende 2000 que se iniciou no passado dia 7, cada turma desloca-se às piscinas Foz do Cávado e de Forjães, ao longo de um período lectivo, iniciando a aprendizagem da natação, sendo os encargos decorrentes da actividade e transporte dos alunos assegurados pela Câmara. A actividade é desenvolvida por um professor de educação física, em coadjuvação com o professor titular de turma.

“Pretende- se com este projecto, para além da redução das desigualdades existentes ao nível das possibilidades e oportunidades de acesso à prática desportiva, estimular e desenvolver hábitos de higiene e um estilo de vida mais saudável”, afirma a autarquia em comunicado.

EDUCAÇÃO MUSICAL E EXPRESSÃO FÍSICA

Tendo como “objectivos promover o sucesso educativo, contribuir para uma educação global e de qualidade para todos e fomentar a igualdade de oportunidades”, o município promove, também, a continuidade, no presente ano lectivo, dos projectos de Educação Musical e de Expressão Físico-Motora na Educação Pré-Escolar.

Estes projectos são integralmente suportados pelo município, pelo que não há qualquer encargo para as famílias.

Os principais objectivos do Projecto de Educação Musical passam por despertar a sensibilidade auditiva das crianças, favorecendo o seu desenvolvimento cognitivo e emocional; promover, desde cedo, o contacto com os sons, os instrumentos musicais e a música, em geral.

O Projecto de Expressão Físico-Motora, por sua vez, pretende promover a iniciação da prática desportiva das crianças, fomentando o conhecimento, a compreensão de regras e o desenvolvimento das capacidades físicas e motoras.

Ambos os projectos iniciaram igualmente no passado dia 7 e abrangem cerca de 500 crianças em idade pré-escolar.

“Considerando a qualidade das aprendizagens e o sucesso educativo como pontos fulcrais da acção pedagógica, através do desenvolvimento destes projectos, o município pretende proporcionar o aprofundamento das actividades e o trabalho cooperativo entre docentes, contribuindo para o desenvolvimento global das crianças”, acrescenta o comunicado.

Para além destas propostas, a Câmara e as empresas municipais Esposende 2000 e Esposende Ambiente disponibilizam um leque alargado de propostas de actividades e projectos educativos para o ano lectivo 2019/2020.

As cerca de 50 propostas estão disponíveis no Portal Esposende Educa, enquadradas por áreas, alinhadas de acordo com as orientações estratégicas previstas no Plano Estratégico Educativo Municipal. Assim, destacam-se o Projecto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar- Rumo ao Sucesso, a Educação Cultural e Artística, a Educação para a Cidadania, a Educação para a Saúde e Desporto, a Educação Ambiental e a Educação para a Segurança. Encontram-se também disponíveis informações sobre eventos, formação e campanhas de sensibilização.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS