A realidade demonstra que as despesas em investigação e desenvolvimento (I&D) em Ciência e Tecnologia representa 1,3% do PIB, como nos indicam os números e segundo a Pordata para 2018. Esta percentagem fica aquém da registada por países como: Estónia, República Checa e Eslovénia, bem como, abaixo da percentagem da União Europeia a 28 países é 2%.
De acordo com a mesma fonte, as despesas das empresas portuguesas em Investigação e Desenvolvimento I&D em % do PIB é de 0,6 %. Uma % muito abaixo dos 1,3 % da UE a 28 e abaixo de países como: a Polónia, Espanha e Hungria.
Mais concretamente no que diz respeito às despesas das empresas com Website empresarial, verificamos que apenas 65% do total das empresas portuguesas investem no digital, enquanto que na União Europeia a 28 a % é de 77. Ficando à quem de países como: Lituânia, Estónia ou Malta, por exemplo.
Já ao nível pessoal ou familiar os agregados domésticos com ligação à Internet no total de agregados domésticos portugueses, verificamos que apenas 77 % do total dos lares portugueses estão Online, também abaixo dos 87% da UE 28. Abaixo de países como: Letónia, Chipre e Eslováquia.
Tendo por base esta realidade, podemos observar que teremos um longo caminho a percorrer, para acompanhar a realidade europeia ao nível da Investigação e Desenvolvimento (I&D) ao nível da educação e formação contínua, ao nível da industria, comércio e serviços, bem como, na capacidade de criar valor, inovar e capacitar as pessoas e empresas para a evolução tecnológica e cada vez exigente, sistémica e digital.
Paralelamente, e tendo em atenção as necessidades constantes ao nível do ambiente, da eficiência energética, da sustentabilidade, da melhoria contínua da mobilidade na sua relação com os recursos naturais e humanos.
Para isso, um dos fatores diferenciadores e promotores da agregação de valor reside na gestão eficiente do talento humano, proporcionando condições humanas, económicas e tecnológicas, promovendo um ambiente criativo e inovador capaz de contribuir para o empreendedorismo e criação de valor nas empresas e organizações.
Nesta perspetiva, é fundamental capacitar as pessoas para a transformação digital, investindo tempo, dedicação e esforço, numa aprendizagem contínua, na busca constante do alinhamento das motivações e interesses individuais aos desafios empresariais e conseguir obter um posicionamento distintivo para um Portugal moderno e coerente com os desafios atuais e futuros.