O claustro do Edifício do Castelo é o local que recebe este domingo, entre as 09 e as 19 horas, a iniciativa ‘RUApeiro solidário’, promovida pelo movimento Heat The Street.
O objectivo do ‘roupeiro solidário’ é disponibilizar, de forma digna, roupa quente a pessoas sem abrigo e em situação precária para conseguirem enfrentar o inverno rigoroso.
“Desde o início que o que quisemos foi procurar que as pessoas dessem alguma roupa que já não utilizassem, fossem ao seu roupeiro, ao sítio onde guardam a sua roupa, fossem buscar algo que já não utilizam e dessem para quem mais precisa”, diz Helena Carvalho, indicando que o balanço da iniciativa tem sido “muito positivo”, com “uma adesão crescente e emergente de ano para ano”.
Segundo a responsável do Heat The Street, “basta ter um agasalho a mais de que já não precisa, colocar num cabide e pendurar num local”, que em Braga é o claustro do Edifício do Castelo, no centro da cidade.
Além de individualmente, a participação no RUApeiro pode ser feita em grupo informal ou organizando um evento colectivo”, em que a organização disponibiliza um ‘kit’ para eventos de maior dimensão, com todos os materiais publicitários, cartazes e etiquetas.
Os agasalhos, que podem ser casacos, camisolas, calças, mantas ou acessórios para mulher, homem e criança, têm de ser pendurados com uma etiqueta do Heat The Street, que está disponível para imprimir na página do movimento https://heatthestreet.net/heat-the-street/