O Bloco de Esquerda (BE) questionou o governo sobre a situação de degradação da Escola Básica e Jardim de Infância de Pousa, em Barcelos, que ficaram conhecidas por os alunos terem se cobrir com uma manta para fazer face ao frio.
Frequentado por 80 crianças, construído há meio século, “apresentando ainda caixilharia original, de madeira já envelhecida, sem isolamento adequado, o que obriga as crianças a levarem mantas para fazerem face ao frio, e as casas de banho estão em avançado estado de degradação e não podem ser usadas”, é o retrato que os deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Braga, José Maria Cardoso e Alexandra Vieira, fazem do edifício onde funciona a escola do 1.º ciclo.
No documento entregue na Assembleia da República, os parlamentares bloquistas denunciam ainda que o edifício onde funciona o jardim de infância “tem 40 anos, é frequentado por 45 crianças e tem cobertura composta por placas de amianto em deterioração e chove no polivalente, no refeitório, no corredor e em algumas salas”.
“De que forma vai o Ministério da Educação agir para garantir que as crianças têm acesso a uma escola com condições de segurança, conforto e higiene” questiona o BE.
A iniciativa parlamentar surge na sequência do protesto convocado pela comunidade escolar, realizado na manhã desta quarta-feira, onde os encarregados de educação reclamam a concretização das obras prometidas há 15 anos.
“Sendo certo que é uma escola tutelada pelo município, também é certo que o governo não pode pura e simplesmente assobiar para o lado, como se não tivesse nada a ver com o assunto”, afirmou José Maria Cardoso no decorrer do protesto.
“As crianças têm direito a uma escola decente e o Estado tem a obrigação de lhes dar essa escola”, concluiu o deputado do Bloco.