Na semana passada, estiveram reunidos na Universidade de Málaga as representações das sete Instituições de Ensino Superior (IES) que são parte integrante do Aliança 3IN- a Universidade Europeia para a Inclusão, Integração e Envolvimento.
Esta Aliança é constituída pelo ISAVE, em representação de Portugal, a Universidade de Málaga (Espanha), a Universidade da Transilvânia (Roménia), a Universidade Sorbonne – Paris Norte, (França), a Faculdade de Ciências Aplicadas de Würzburg (Alemanha), a VID (Noruega) e a DIAK (Finlândia), que coordena o consórcio que se irá candidatar a um financiamento da Comissão Europeia, no âmbito do Programa ERASMUS +, de forma a desenvolver uma estratégia concertada de garantia da excelência do Ensino Superior à escala europeia.
A reunião em Málaga juntou a equipa técnica responsável pelo processo de criação da Aliança e elaboração da candidatura e representantes dos estudantes de toda a parceria.
O ISAVE esteve representado por Susana Oliveira, responsável pelas Relações Internacionais do instituto, e por Paulo Costa, estudante do segundo ano da Licenciatura em Enfermagem, em representação dos estudantes do ISAVE.
Os trabalhos incidiram na finalização do processo de candidatura às Universidades Europeias e na importante colaboração com a comunidade estudantil.
«Desta reunião, os estudantes presentes manifestaram vontade de avançar com a criação de um fórum de pares entre as instituições parceiras, uma iniciativa que se reveste de extrema importância para o sucesso da Aliança Europeia», refere o ISAVE.
Segue-se a assinatura do Memorando de Entendimento para o próximo triénio, que ocorrerá a 13 de Fevereiro de 2020, em Paris, com a presença do Ministro francês do Ensino Superior e Investigação.