A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), em conjunto com a PNEcommerce, a Câmara Municipal de Guimarães e diversas empresas minhotas, elaborou uma plataforma online denominada de “Minho COVID-19” que tem como objetivo «prestar apoio logístico e distribuição de bens necessários para unidades hospitalares, centros de saúde e lares».
Esta parceria foca-se, ainda, no desenvolvimento de materiais de protecção individual para ajudar diversas pessoas durante a situação do COVID-19 (Coronavírus). De acordo com Rui Oliveira, Presidente da AAUMinho, já estão a ser feitos contactos para a «estabelecer uma parceria com municípios vizinhos».
PLATAFORMA ONLINE
Na plataforma online é possível apoiar através do financiamento para a compra de materiais e suportar custos de distribuição, bem como doar materiais de apoio. A plataforma permite também a submissão de pedidos por parte de instituições que necessitam destes bens. O “Minho COVID-19” permite acompanhar todas as necessidades, facilitando a distribuição das doações para os locais mais urgentes.
Os hospitais, centros de saúde, centros de dia e lares podem pedir estes recursos através deste website.
O “Minho COVID-19″ aceita ainda contribuições de forma financeira para o desenvolvimento de equipamentos de protecção para os profissionais das áreas envolventes, garantindo, diariamente, a total transparência do montante investido e dos equipamentos que foram entregues.
Segundo Rui Oliveira, este apoio «é importante para simplificar o apoio logístico e de distribuição destes equipamentos». Rui Oliveira falou também sobre a «rede de contactos da Academia Minhota com entidades hospitalares, centros de saúde e lares» salientando o espírito de entreajuda da AAUMinho ao longo desta situação.