Os estudantes de Design e Marketing de Moda da Universidade do Minho vão apresentar as colecções de final de curso esta sexta-feira, dia 5, pelas 19h30, no canal “UModa” do YouTube. Os jovens vão dar a conhecer as suas visões em cinco colecções inéditas, com peças de vestuário, bijuteria, chapéus e carteiras.
O evento anual “UModa” consiste num desfile ao vivo com cerca de 400 pessoas. Tendo em conta as restrições sanitárias em vigor, a quinta edição será diferente, transitando para o formato online e passando a ter o mundo como público. Como os alunos de licenciatura não puderam prototipar as roupas das suas colecções, por faltarem matérias-primas e fornecedores durante o confinamento, estas vão ser agora apresentadas a partir das suas ilustrações e dos esboços desenvolvidos, aliando animações em vídeo e uma abordagem centrada nos conceitos.
“SOFFOCATION”
O tema deste ano, “Soffocation”, foca a poluição existente no mundo, evocando a sensação de asfixia e de clima pesado e sombrio. Os estudantes trazem trabalhos com os subtemas “Êxodo”, aludindo à saída apocalíptica do planeta à procura de oxigénio, “Chernobyl”, um protesto sobre os efeitos da radiação e da mutação, “Poison fog”, sobre os excessos das cidades a desabar nos seus habitantes, “Exitium”, que mostra como as aves vivem a poluição, e “Cheio/vazio”, explorando a forma e o comportamento das coisas perante a ausência do ar.
A iniciativa envolve a licenciatura, os mestrados e o doutoramento desta área da Escola de Engenharia da UMinho e tem a coordenação das professoras Joana Cunha e Inês Amaral.
O “UModa” realiza-se desde 2016 em Guimarães, tendo passado pelo antigo mercado, pela Plataforma das Artes e da Criatividade, pelo Instituto de Design e pelo campus de Azurém.