A Câmara de Braga vai abrir um período de consulta pública para o regulamento de utilização e funcionamento da Central de Camionagem como Centro Coordenador de Transportes de Braga (CCTB). A medida é analisada em sede de reunião do executivo municipal que se realiza esta sexta-feira, no gnration.
“Este é um passo determinante para a revitalização deste equipamento e para a prestação de um serviço público adequado à realidade actual dos transportes colectivos de passageiros do concelho de Braga”, afirma o presidente da autarquia, explicando que a criação de condições de operacionalidade, estabelecendo um conjunto de regras que permitam assegurar a gestão e o normal funcionamento do Centro Coordenador de Transportes de Braga, garante “um serviço eficaz e de qualidade de transportes urbanos e interurbanos”.
“O município assume assim a plena gestão do edifício e este regulamento é uma mais-valia para todos os operadores, uma vez que vem estabelecer um conjunto de normas essenciais para o bom funcionamento deste equipamento. Além disso, e dada a impossibilidade de se realizar para já uma intervenção de fundo na Central de Camionagem – que implicaria um investimento de cerca de 4 milhões de euros –, vão ser realizadas melhorias que aumentem a qualidade e conforto para operadores e utilizadores”, refere Ricardo Rio.
O CCTB concentra os locais terminais ou de paragem de todas as carreiras de transportes rodoviários de passageiros e mercadorias que servem o concelho, pelo que este regulamento irá assegurar o acesso às instalações, estacionamento, bilheteiras, sistema de atendimento, venda e informação ao público a todos os operadores de serviços.
O regulamento está em apreciação pública, pelo prazo de 30 dias, após aprovação e publicação em Diário da República.