Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, foi um dos líderes internacionais que integraram um painel subordinado ao tema ‘Preparação de talentos: inovação urbana nas principais cidades internacionais’ na conferência ASU-GSV, uma organização da Universidade do Estado do Arizona e da Global Silicon Valley, que se realiza anualmente em San Diego, Califórnia.
Este ano, devido à pandemia covid-19, a conferência realizou-se apenas no digital e teve como principais oradores Colin Powel, Charles Koch ou Gloria Steinem, tendo contado com mais de 27 mil inscritos de 135 países.
Líderes de cidades do Estados Unidos da América, Afeganistão e Emirados Árabes Unidos, representando oito cidades e quase 38 milhões de cidadãos, juntaram-se neste painel e compartilharam as suas visões sobre estes temas e desafios.
Ricardo Rio apresentou Braga como um exemplo de cidade que “fez uma transição com sucesso para uma economia de futuro, baseada na inovação, no capital humano e no conhecimento enquanto motores do seu crescimento, gerando riqueza e bem-estar”.
Para isso, referiu, muito contribuíram instituições, empresas e estruturas como o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, a Universidade do Minho, a Bosch, a Fujitsu, a InvestBraga e a StartUp Braga, “todos contando com o ingrediente crucial do talento humano para se afirmarem”.
De acordo com o autarca, as cidades assumem ainda “um papel emergente como agentes de mudança para a educação, permitindo que criem e executem estratégias de criação e captação de talento que reflictam os seus planos de crescimento económico, a sua cultura e qualidade de vida”.
Estima-se que, em 2030, 70% dos cidadãos do mundo vivem nas cidades ou nas suas imediações.
Segundo Ricardo Rio, existirão no futuro um conjunto de cidades que, embora menos conhecidas a nível global, oferecem excelente qualidade de vida, melhor acesso à inovação e educação e uma estrutura de custos mais razoável.
Sobre esta temática, o Global Parliament of Mayors (GPM) adoptou a iniciativa denominada ´GPM Talent CitiesTM´, com o objectivo de aumentar a capacidade dos responsáveis políticos das cidades para garantirem a criação e captação de talentos.
Braga, que tem Ricardo Rio como membro da Comissão Executiva do GPM, está a liderar esta iniciativa, e foi o organizador deste painel, que se insere na criação de um Hub Internacional de Talento, que agregará diferentes cidades do planeta.
Neste painel, que foi moderado pela responsável do ‘GPM Talent CitiesTM’, Gerri Burton, participaram ainda o vice-ministro dos Assuntos Urbanos do Afeganistão e antigo Mayor de Kandahar, Roshaan Wolasmal, o Head of Program Management da cidade de Masdar City de Abu Dhabi, Stephen Severance e ainda o CEO da San Diego Workforce Partnership, Peter Callstrom.