A Equipa de Apoio ao Aluno e à Família do projecto “Ter + Sucesso” está a implementar um programa de promoção de competências linguísticas e fonológicas para os alunos de cinco anos que frequentam o ensino pré-escolar e o 1º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro.
Este programa tem como objectivo primordial estimular as competências linguísticas da criança em idade pré-escolar e escolar, bem como alertar pais, educadores, professores e cuidadores para a importância de um encaminhamento precoce para a intervenção de terapia da fala quando se verificam dificuldades linguísticas.
O programa engloba a aplicação de um pré-teste que irá avaliar o nível linguístico das crianças e, após a sua implementação, será aplicado um pós-teste que permitirá aferir o desenvolvimento de competências e evolução das crianças.
No que diz respeito ao ensino pré-escolar, serão desenvolvidas oito sessões de estimulação das diferentes áreas da linguagem – Semântica, Morfo-Sintaxe, Fonologia e Pragmática – e dadas orientações aos professores para a continuação das actividades.
O programa do 1º ano direcciona-se para a área linguística de maior importância no que respeita à aquisição das competências de Leitura e Escrita, a Consciência Fonológica.
Após a realização do pré-teste serão realizadas 12 sessões de estimulação dos vários níveis da Consciência Fonológica (Silábica e Fonémica) e dadas orientações aos professores titulares de turma para continuação das actividades.
«A equipa pretende com esta intervenção que os alunos sejam preparados para atingirem o sucesso escolar, nomeadamente na aquisição das competências de leitura e escrita tornando a aprendizagem num momento agradável e estimulante», referem os promotores.